quinta-feira, 8 de março de 2012

Construindo o melhor para sala de aula: compreensão
entre os alunos surdos
Carol M. Convertino, Georgianna Borgna
Instituto Nacional de Técnica para Surdos no Instituto de Tecnologia de
Rochester, Rochester, NY, E.U.A.
Uma variedade de estudos tem demonstrado que os estudantes surdos em geral entram e saem da sala de aula com menos conhecimento do que seus pares ouvintes. Contrariamente às suposições anteriores, no entanto, pesquisas recentes têm mostrado que estudantes universitários e secundários, pelo menos, aprendem o máximo de materiais de impressão a partir de instrução em sinais. Este resultado vale, independentemente de receberem instrução direta de um professor em sinais ou instrução "mediada" por meio de intérprete de língua de sinais ou em tempo real de um texto. Além disso, fatores como a língua falada versus habilidade na língua de sinais e níveis de audição dos pais pode estar relacionado a capacidade de leitura, mas eles não conseguem prever a aprendizagem em sala de aula de quando outras variáveis ​​relevantes são controladas. Uma série de experimentos procurou compreender e melhorar a aprendizagem de alunos surdos, proporcionando-lhes um "suporte", que consiste de um vocabulário fundamental e/ou as principais ideias contidas nos materiais de nível universitário. Em condições diferentes, grande grupo de alunos surdos e ouvintes viram passagens com ou sem “suporte” em forma impressa ou falada por um instrutor usando a interpretação em língua de sinais. Depois de receber uma passagem, os estudantes foram convidados a apresentar as ideias principais das passagens, responder questões de múltipla escolha, e identificar quais as perguntas que eles pensaram que responderam corretamente (Metacompreensão). Em algumas condições os “suportes” conduziram a uma melhoria significativa de surdos, mas não para a aprendizagem de alunos ouvintes (como indicado pelos testes de múltipla escolha), sugerindo que os alunos ouvintes não precisam de apoio adicional para a compreensão. No entanto, mesmo com a melhora, o desempenho dos alunos surdos, eles não atingiram o nível dos alunos ouvintes que não receberam o “suporte”. O padrão de resultados converge para a possibilidade de utilização de diferentes estratégias de aprendizagem por alunos surdos do que usadas por seus pares ouvintes e indicam a necessidade de adaptar os nossos métodos de ensino para acomodar as suas necessidades e pontos fortes. Estes estudos fornecem insights sobre a aprendizagem dos surdos por meio da língua de sinais e também do texto. Oportunidades para a melhoria da aprendizagem são discutidas.
COMUNICAÇÃO ORAL IN: 21st International Congress on the Education Of the Deaf. In: Abstract Book ICED2010. Partners inEducation. Vancouver – Canadá. 18 a 22 de julho de 2010.
EIXO TEMÁTICO: Pesquisas sobre intérpretes de língua de sinais e aprendizagem mediada

0 comentários:

Postar um comentário

 
;