segunda-feira, 16 de abril de 2012 1 comentários


Neste exemplar, intitulado “Libras em estudo: tradução/interpretação”, os ensaios teóricos produzidos pelos professores do curso de formação de intérpretes Neiva de Aquino, Vânia Santiago e Vinicius Nascimento versam sobre a problemática da formação, numa perspectiva científica, técnica e política, respectivamente. Os trabalhos de pesquisa dos alunos em formato de artigo científico buscaram responder a questões relevantes sobre política, linguística, inclusão educacional de surdos e a práxis do intérprete.
Ana Claudia dos Santos Camargo problematiza a forma de contratação de intérpretes educacionais por meio de concursos públicos tendo como corpus da sua pesquisa provas de concurso de todas as regiões do país. Identificou que o formato de prova assumido não avalia efetivamente a competência linguística, interpretativa e discursiva dos candidatos. Representa uma grande contribuição nessa área do conhecimento, pois propõe mudanças significativas na
seleção de intérpretes.
Silvia Maria Estrela Lourenço desenvolveu uma pesquisa histórica da formação do guias-intérpretes no Brasil. O artigo revela também currículos de cursos, podendo apontar caminhos para a formação desse profissional que no seu dia a dia desenvolve atividade tão específica como a guia-interpretação para surdocegos.
Regina Maria Russiano Mendes desenvolveu uma interessante revisão de literatura sobre a problemática dos papéis desenvolvidos pelos intérpretes educacionais, e ao colher depoimentos de intérpretes analisa a construção deste profissional na lógica da inclusão educacional. No seu artigo apresenta uma comparação do discurso de intérpretes que atuam no ensino fundamental e no ensino superior, seu texto traz importantes considerações sobre os diferentes saberes e fazeres.
Renata Souza Santos identificou no fazer tradutório de português para a Libras os procedimentos de tradução aplicados em livro didático bilíngue. Para além da técnica, a autora apresenta a complexidade que envolve a função da tradução e como os sentidos subjetivos e individuais estão presentes no processo de tradução. A partir de excertos de dois gêneros de discurso: texto explicativo e texto de orientação (enunciado de exercício/atividades), a autora realiza análise contrastiva com foco nos procedimentos de tradução e revela pontos interessantes que também apontam caminhos na pesquisa dessa área de conhecimento.
Ester Barbosa Fidelis analisa a tradução da Bíblia, construindo um olhar sobre o fazer técnico na interpretação de “textos sensíveis” como o texto religioso. Com base no estudo dos procedimentos de tradução, revela ponto a ponto escolhas tradutórias e sugere outras possibilidades a partir de uma visão dinâmica da tradução, atendo-se ao uso de procedimentos que permitam a transmissão do sentido da mensagem.
Esperamos que as pesquisas, os questionamentos e as reflexões dos autores nesse livro estimulem a produção de novos trabalhos, e o compartilhamento contínuo de estudos e práticas entre tradutores e intérpretes de Libras – português.
Neiva de Aquino Albres
Vânia de Aquino Albres Santiago
Lançamento do livro na Reatech 14--4-2012
O material está disponível para download gratuito no site da FENEIS-SP. http://www.feneissp.org.br/index.php?ps=e-book
quinta-feira, 12 de abril de 2012 0 comentários

Características de uma situação de Interpretação Com múltiplos participantes: Implicações para Pedagogia.

Resumo
Ao examinar uma situação naturalmente interpretada com um número maior de participantes, este trabalho identifica e considera o carácter distintivo de tal contexto. Com um aumento do número de participantes, a interação torna-se altamente complexa, e ao intérprete é requerido realizar as funções que podem ser considerados adicionais ou diferentes do que era a partir de uma interação entre intérprete mediada com dois interlocutores primários. Tais tarefas
adicionais consistem na gestão de informações, incluindo relatórios e resumindo, e a monitoria das necessidades de informações dos participantes. A fim de analisar a natureza complexa da interação, a noção de footing é utilizada como referencial teórico. Estes achados têm implicações importantes para a interpretação pedagogia. Recomendações para a intérprete educacional e para formação de intérpretes incluem a promoção da conscientização dos alunos sobre situações igualmente complexas de interpretação.

Palavras-chave: interpretação; multipartidário interpretação; de fundamento; terceira pessoa; relatório; pedagogia.

Fonte:
TAKIMOTO, Masato. Characteristics of an Interpreting Situation with Multiple Participants: Implications for Pedagogy. International Journal of Interpreter Education Volume 1 ~ November 2009
 
;